Artigo da Semana – Analisando a partida de voleibol

O artigo dessa semana é uma análise um pouco mais detalhada de uma partida de voleibol. A prática do voleibol se caracteriza como ações de curta duração e as atividades realizadas durante a partida são classificadas em volume (duração dos rallys), intensidade ( o grau de esforço nas ações) e densidade (espaço de tempo entre uma ação e outra). As maiores incidências das durações dos rallys concentram-se entre 0 a 10 segundos, o que afirma o voleibol como esforço de curta duração (Arruda e Hespanhol, 2008). Outro ponto relacionado ao volume é a duração dos sets, que podem se situar entre 7 a 55 minutos aproximadamente, e a duração total de uma partida pode chegar até 178 minutos.

Como dito anteriormente, a intensidade do esforço em um jogo de voleibol é caracterizada pelo percentual de ações ocorridas em diferentes intensidades. Estudos já chegaram a valores máximos de 323 ações em uma partida, sendo elas 194 saltos, 108 ações de deslocamentos e 20 ações de defesa. De forma resumida, as ações do voleibol podem ser 60% de saltos verticais, 28% de corridas curtas e 12% deslocamentos e mudanças de direções para defesa de quadra (Arruda e Hespanhol, 2008).

 

About these ads

Sobre advjaragua

A Associação Desportiva Voleibol é o clube responsável pela administração e organização do voleibol da cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s