Artigo da Semana – A importância do café da manhã

Atendendo uma sugestão do técnico Luderitz, toda semana publicaremos no Blog um artigo ou uma reportagem para nossos atletas, para as crianças dos pólos, para os amigos professores e técnicos, enfim, para todos os adeptos de atividades físicas e leitores do blog.

Vamos lá então. Nosso primeiro artigo da semana:

A importância do café da manhã

Durante o sono, somos sustentados por nossas reservas de nutrientes. Só para você ter uma idéia, o corpo consome cerca de 80 kcal por hora de sono. Assim que acordamos, necessitamos de “combustível” para retomar as atividades e iniciar um dia ativo. Por isso que o significado de “Desjejum” é desfazer o jejum que realizamos involuntariamente durante a noite.

É por isso que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Ele oferece a energia de que o corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios e os treinamentos. E, como melhora a atenção e a concentração, favorece os seus estudos.

Acima de tudo, o café da manhã é essencial para a saúde. Além disso, os carboidratos ingeridos (pães, biscoitos, bolos, etc) equilibram a ingestão total de gorduras da dieta e auxiliam na proteção contra doenças cardiovasculares.

Nos EUA foi realizada uma pesquisa sobre a relação da diminuição do número de pessoas que tomam café da manhã e o aumento da obesidade. Foram analisadas 9.919 pessoas em duas fases da vida: a primeira, de abril a agosto de 1996 (com jovens entre 11 e 21 anos) e, a segunda, de agosto de2001 aabril de 2002 (quando os mesmos tinham entre 18 e 27 anos). Nestes cinco anos, a porcentagem de participantes com sobrepeso passou de 29% para 47%. Ao mesmo tempo, a periodicidade do café-da-manhã baixou de 5 para 3 vezes por semana. “Verificamos que tanto o consumo de fast-food quanto o abandono do café da manhã aumentaram significativamente entre os dois momentos. Mais importante: os dois comportamentos estiveram associados com aumento de peso no período” disse Heather Niemeier, responsável pela pesquisa.

De forma geral, é importante que seu café da manhã tenha:

  • um alimento à base de trigo ou de outros cereais – pão ou biscoitos;
  • um alimento derivado de leite – leite, iogurte ou queijos;
  • uma fruta ou um copo de suco.

Muitas pessoas deixam de tomar um café da manhã completo alegando falta de tempo ou de fome. Se você está no primeiro grupo, leve um “menu conveniente” para o trabalho ou escola, e coma logo ao chegar lá, ou no caminho. O problema é que você simplesmente não tem fome? Então, procure comer menos à noite, e automaticamente passará a sentir fome no café da manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.

Fica a dica!

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Sobre advjaragua

A Associação Desportiva Voleibol é o clube responsável pela administração e organização do voleibol da cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
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