Artigo da semana – Aquecimento:Melhor amigo do atleta!

Para todos aqueles que praticam alguma atividade física, e principalmente para os atletas, a parte mais “chata” de um treinamento é o alongamento e o aquecimento. Mas muitos esquecem ou não sabe que essa parte é de extrema importância para o indivíduo. Com esse artigo vamos desmitificar esse “monstro” do aquecimento.

Primeiramente o aquecimento pode ser dividido em três partes: o alongamento, o aquecimento geral e o aquecimento específico.

O alongamento, seja ele ativo ou passivo, tem as seguintes finalidades (Anderson, 83):

– Redução de tensões musculares
– Benefícios para a coordenação
– Aumento do âmbito de movimentação
– Prevenção de lesões tais como distensões musculares
– Facilita a atividade física sinalizando para os músculos que estes estão prestes a ser utilizados.
– Desenvolve consciência corporal
– Ativa a circulação.

            O aquecimento Geral , segundo Weineck (2003, p. 617) “deve possibilitar um funcionamento mais ativo do organismo como um todo (…). Este tipo de aquecimento é realizado através de exercícios físicos que mobilizam grandes grupos musculares”. Eles são caracterizados como as movimentações articulares, atividades de corrida e jogos pré-desportivos. Por outro lado, o aquecimento específico consiste em exercícios específicos para uma modalidade, e segundo o mesmo autor, “estes exercícios prestam para o aquecimento de pequenos grupos musculares que são especificamente ativados numa determinada modalidade esportiva”. Este aquecimento já entra nos exercícios com bolas, de acordo com a parte técnica que será realizada no treinamento do período.

Por fim, aumentar a irrigação sanguínea nos tecidos garante melhor suprimento de oxigênio e substratos (combustível do músculo) de todos os grupos musculares que serão exigidos durante o treinamento. E o mais importante, o aumento da temperatura corporal tem efeitos de prevenção de lesões e acidentes, comuns para praticantes de atividades físicas.

Anúncios

Sobre advjaragua

A Associação Desportiva Voleibol é o clube responsável pela administração e organização do voleibol da cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s