Artigo da semana: Álcool e Drogas, combinação nada perfeita para o atleta!

Todo mundo sabe que o consumo de drogas entre os jovens aumenta a cada dia. E esse problema acontece em todas as classes sociais, e com todos os tipos de pessoas. E um grande “vilão” dos entorpecentes é o Crack, droga de causa dependência muito rápida, e seus efeitos no organismo são devastadores. Mas assim como o Crack, a Cocaína, a Heroína, que são drogas pesadas e de grande conhecimento da população sobre os seus efeitos, existem outras substâncias consideradas “leves” mas extremamente prejudiciais para quem utiliza, como é o caso da Maconha e do Álcool.

A maconha é uma droga que causa grande polêmica na atualidade sobre a sua legalização. ela é um entorpecente de fácil acesso, e conta com um número gigantesco de consumidores. Porém para quem é atleta o uso da maconha é prejudicial ao organismo. Além de ser porta de entrada para outras drogas, ao contrário do que algumas correntes divulgam, a maconha pode causar dependência sim. Cerca de 30% das pessoas que experimentam a droga tornam-se usuários regulares e 10% criam dependência. Ou seja, 1 a 10 cada usuários se tornarão dependentes, uma taxa semelhante ao que ocorre com o álcool, porém, bem menor do que com o cigarro. O consumo da maconha também diminui a produção de testosterona. A testosterona é um hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozóides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor. Outros efeitos do uso da maconha no organismo:

– Taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos)
– Aumento de pressão arterial (em doses muito elevadas pode causar queda da pressão)
– Aumento da frequência respiratória
– Hiperemia conjuntival (olhos vermelhos)
– Boca seca
– Aumento do apetite
– Letargia e redução dos reflexos

Mas além da maconha, o entorpecente mais utilizado pela juventude hoje é o Álcool. Apesar de ser uma bebida que existe em todos os lugares, o seu consumo é tanto mais prejudicial ao organismo do atleta quanto qualquer outro tipo de droga. Antes de mais nada, o álcool é uma toxina, um veneno. Seu uso, mesmo em pequenas quantias, produz várias anomalias fisiológicas no corpo que diminuem a capacidade de força, resistência, recuperação e a capacidade de metabolizar gordura para energia. Sua ação no sistema nervoso central causa uma deteriorização severa. Mesmo em pequenas doses ele diminui a quantidade e a intensidade dos sinais excitatórios para os neurônios motores que estimulam a contração muscular, diminuindo a força muscular, além de provocar uma diminuição na coordenação mãos olhos

A presença do álcool no sistema digestivo cria um ambiente que diminui a absorção de vários nutrientes na corrente sanguínea contribuindo principalmente para o estado de anemia.Finalmente, um produto final da desintoxicação do álcool pelo fígado é o ácido lático. Quando o fígado é forçado a tratar de grandes quantidades de álcool pode resultar numa condição de acidose lática. Esse acúmulo de ácido lático não apenas interfere com a função muscular, como também inibe a excreção renal de ácido úrico através dos rins, resultando num estado chamado hiperuricemia. Essa condição resulta problemas como dores nas articulações.

Por fim, se você é atleta ou praticante de alguma atividade física tenha consciência das substâncias que você utiliza. Jamais faça o uso de alguma droga, e reduza drasticamente o consumo de Álcool. Pense nisso!

Leia mais: http://exerciciosdependentesquimicosedepress.blogspot.com/2008/06/efeito-do-lcool-no-organismo.html

http://www.brasilescola.com/drogas/maconha.htm

Anúncios

Sobre advjaragua

A Associação Desportiva Voleibol é o clube responsável pela administração e organização do voleibol da cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s