Artigo: Continue acreditando no esporte!

Muitos acontecimentos negativos estão sendo noticiados nesses últimos dias no mundo esportivo, e isso fez com que um aluno me questionasse se realmente o esporte vale a pena. Grandes ícones do esporte, atletas que inspiraram gerações, foram protagonistas de condutas que dispensam qualquer tipo de comentário. Lance Armstrong, sete vezes campeão do Tour de France,  foi banido do esporte por uso e distribuição de dopagem. Oscar Pistorious, biamputado que comoveu o mundo ao conseguir disputar uma olimpíada, foi detido por suspeita de matar sua namorada. Aurélio Miguel, medalhista olímpico de 1988, é acusado de propina e desvio de dinheiro público. Essas e outras histórias recentes, como do golfista Tiger Woods, os nadadores Michael Phelps, Cesar Cielo, Rebeca Gusmão,e vários atletas do Atletismo também nos fazem refletir onde é que estão os valores no esporte.

Comecei a conversar com meu aluno que essas pessoas são uma amostra pequena do que realmente significa o universo esportivo. Então relatei  os grandes trabalhos que são feitos em nossa cidade, como os grandiosos projetos do Voleibol e do Basquetebol de Jaraguá do Sul, que juntos oferecem para mais de 3 mil crianças a oportunidade de praticar esporte e aprender cidadania. Elenquei os treinadores de nossa cidade, como os professores Kadylac, Luderitz e Benhur do voleibol, Milton, Viviane, Manoel e Júlio do Basquetebol, Augustinho e Renato do Futsal, Adriano do Atletismo, Kiko da natação, e entre outros, que há anos despertam nos seus atletas o amor por sua modalidade, mas além disso, deixam um legado positivo na vida desses jovens para que sejam eternamente pessoas conscientes e cidadãos do bem.

Expliquei que esses educadores  não medem esforços para que essa passagem esportiva desses jovens e adolescentes seja um caminho para o aprendizado da disciplina, respeito, solidariedade, consciência crítica e manutenção de uma vida saudável. Por fim disse que se  aqui em Jaraguá do Sul o esporte é muito importante, e têm uma grande relevância na educação e formação das pessoas, em outras cidades do Brasil e do mundo também existem profissionais comprometidos, que defendem a bandeira de que ainda podemos acreditar no esporte. Para encerrar a conversa, relatei a ele que minha experiência esportiva foi muito positiva, e que teve muita importância na minha formação. E graças a isso hoje posso dizer que sou professor.

Pode ser que minha conversa não apague essa lembrança dos acontecimentos recentes na cabeça do garoto, mas com certeza acredito que ele enxergará o esporte com outros olhos.  No final da conversa, ele se despediu, pegou uma tampinha no chão e foi brincar de futebol com seus amigos de classe. Apesar de tanta notícia ruim que é divulgada na televisão, tenho a convicção e alegria de poder dizer que ainda existem profissionais que acreditam no esporte.  O mundo agradece!

Prof. Marcos Antonio Fari Junior

Você também pode publicar sua opinião e seu artigo no blog, basta mandar um e-mail para ADVJARAGUA2011@YAHOO.COM.BR
Anúncios

Sobre advjaragua

A Associação Desportiva Voleibol é o clube responsável pela administração e organização do voleibol da cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s